segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A VIA LÁCTEA

Faz tempo que não escrevo sobre um filme, isso se dá em face de minha pouca relação com estes ultimamente. Mas hoje isto não há de passar despercebido.

Creio que será a primeira vez que comento sobre uma película usufluindo da dubiedade em meus sentimentos.

Falo para vocês sobre A VIA LÁCTEA.



Este filme nacional causou-me uma bifurcação em comentários e expectativas sobre.

O filme dirigido por Lina Charmie traz a história de Heitor (Marco Ricca) e Júlia (Alice Braga), um casal em crise de diferença de idade. Após uma briga por telefone Heitor decide pegar o carro e ir atrás de sua amada para resolver tudo face-a-face.
Durante sua trajetória, atravessando o centro de São Paulo, ele se dispersa em pensamentos vagos sobre perda, amor, vida e morte.



Falei anteriomente sobre meu pluri-sentimentalismo para com esse filme devido a contradição seguinte:

A história em si é perfeita e poética, realmente tomei inveja durante a apreciação por nunca ter escrito algo parecido. A montagem e os diálogos dignos de um filme europeu. Porém eu que nunca tive carisma pelo ator Marco Ricca, após assistir, consagrei ainda mais minha repulsa por suas atuações.

Um personagem tão profundo, com dilemas bem estruturados e expressões marcantes foi representado por uma atuação mais do que superficial do ator. Somente quem tem uma certa sensibilidade consegue visualizar cimento nas inquietações de Heitor, que creio eu que o próprio Marco não tenha visto.



Muito ainda me espanto pela atuação da excelente Alice Braga que aqui interpretou, em uma das cenas, uma garota apaixonada digna de uma ponta na "Malhação". Realmente é inacreditável a falta de emoção e feeling para com o trabalho. Penso que até ela, caso questionada, diria que esta foi uma das suas piores atuações. O fato ainda se destaca pelo currículo que ela carrega.

Pois bem, volto a falar que a contraditoriedade se dá pelo enredo em si ser grande e o profissionalismo pequeno.

Não sei dizer quem falhou, os próprios atores ou a direção da Lina, mas que houve algo de errado isto é claro para mim.



Assista e tire suas conclusões.



(Felipe Pauluk)



.

Um comentário:

  1. Quero ver! Beijo!
    Poupée Amélie
    http://poupeeamelie.blogspot.com

    ResponderExcluir